Sexo: Masculino
Idade: 38
Diagnóstico: Pós-operatório para retirar material de osteossíntese (24/10/2014)
História Clínica: Fratura do rádio e cubito à esquerda
Trata-se de um caso clínico com historial de fratura do rádio e cubito à esquerda, com um ano de evolução. Através de cirurgia realizou-se o alinhamento dos topos fraturários e para melhor consolidação foi necessária a colocação de material de osteossíntese. Posteriormente e para plano de reabilitação foram recomendadas 10 sessões de Biofeedback, tendo sida realizada a avaliação a 27/10/2015. No quadro abaixo estão expostos os resultados iniciais.
Comparando os dois lados é possível identificar o atraso significativo na ativação dos flexores do punho esquerdo (1039ms). Ao nível da força muscular, ambos os grupos musculares apresentam uma diminuição significativa quando comparado com o lado direito.
Tendo em conta os resultados apresentados, o objetivo focou-se primeiramente na melhoria dos timings de ativação dos flexores do punho e, posteriormente no reforço muscular de ambos os grupos.
Após 5 sessões de Biofeedback, realizou-se a 1ª reavaliação. No quadro abaixo é possível perceber a evolução positiva dos timings de ativação dos flexores, considerando-se já dentro do padrão normal de recrutamento. Em relação à força muscular denota-se uma pequena evolução ao nível dos flexores do punho, mas sem ganhos significativos nos extensores do punho.
Após 10 sessões, a força muscular aumentou e apresenta valores semelhantes aos exibidos pelo lado são, mantendo o timing de ativação dentro de valores padrão (tabela abaixo).
Com o objetivo de integrar o treino diário pré-cirurgias, realizaram-se mais 5 sessões em ambiente de ginásio que foram intercaladas com dois treinos de ginásio sem recurso ao Biofeedback.
Procedeu-se à reformulação do plano de exercícios, direcionando-o para o ganho de força muscular global do membro superior esquerdo e integração funcional.
Após estas sessões obteve-se uma ligeira melhoria dos valores de força do antebraço esquerdo.
Com os resultados obtidos, podemos afirmar que o cliente apresenta timing e valores de força muscular dentro do padrão, podendo retomar as suas atividades pessoais e profissionais sem limitações.