- TESTES RÁPIDOS ANTIGÉNIO*
- TESTES PCR E SALIVA
- TESTE SEROLÓGICO – IMUNIDADE
(marcações feitas por agendamento.)
TESTE DE PCR
O que é? Análise diagnóstico molecular (amplificação de ácidos nucleicos por PCR) para SARS-CoV-2 (agente da COVID-19)
Objetivo do teste? Determinar com certeza se um indivíduo está atualmente e ativamente infetado (e, portanto, contagioso) com o objetivo de quebrar a cadeia de transmissão.
Amostra necessária? Zaragatoa nasofaríngea.
TESTE RÁPIDO DE ANTIGÉNIO
O que é? Os testes de antigénio detetam a presença de proteínas virais específicas da SARS-CoV-2 na nasofaringe dos pacientes.
Quais são os pontos positivos do teste de antígenos? Os principais benefícios são velocidade, menor custo e que é mais simples de processar. O teste não requer máquinas complicadas e os resultados estão prontos em minutos em vez de horas.
Quais são as limitações? O teste de antigénio é menos sensível que a PCR. Os testes de antigénio funcionam melhor com altas cargas virais, geralmente dentro de 2-4 dias após o início dos primeiros sintomas.
O teste pode não detetar casos de pacientes infetados no início da fase assintomática – e se eles tiverem uma infeção leve. Em ambos os cenários, o paciente pode ser infecioso com outros.
Objetivo do teste: Tendo em consideração as suas limitações, o teste rápido de antigénio é uma primeira linha útil de defesa, especialmente onde o teste de PCR não está disponível, ajudando a rastrear e identificar rapidamente pacientes Covid-19 sintomáticos.
Amostra necessária: Zaragatoa nasofaríngea.