“As queimaduras solares – ou os vulgares “escaldões” são lesões rosa – avermelhadas dolorosas ao toque na pele que provocam uma sensação de ardor. Estas lesões aparecem, algumas horas depois uma grande exposição à radiação ultravioleta (UV) proveniente da luz solar ou fontes artificiais – os solários.
(…) A exposição intensa e repetida à radiação UV, que provoca as queimaduras solares, aumenta o risco de outras alterações na pele, como manchas eritematosas e ásperas e/ou pele seca ou envelhecimento precoce. No entanto, estas queimaduras podem ter consequências mais graves como aumentar o risco de desenvolvimento de certos tipos de cancro de pele, como por exemplo o melanoma, entre outros. Embora sejam muito comuns, é possível evitar estas queimaduras solares e outros problemas associados às mesmas, protegendo a pele contra os raios UV.”, explica a dermatologista Alexandra Osório.
A Dra. Alexandra Osório, médica responsável pela consulta de dermatologia na Fisiogaspar, escreveu um artigo para o SapoLifestyle, onde alertou para os riscos de queimaduras solares, como prevenir, reconhecer e tratar.
Marque a sua consulta.
Dra. Alexandra Osório | Dermatologia
Informe-se sobre os nossos horários